Série de artigos: Rio em rota de colisão

O objetivo da série é trazer uma cronologia e as principais problemáticas que territórios dominados por essas forças vêm sofrendo. O primeiro artigo analisa o início das milícias no Rio de Janeiro. Já o segundo apresenta como estes grupos vêm crescendo inclusive em decorrência de políticas públicas, como foi o caso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Para finalizar, trazemos um artigo sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

É importante abordar essa temática, pois, hoje, a milícia vem dominando não só os territórios empobrecidos. Elas disputam eleições, têm controle de bairros nobres, escolas de samba, um poder que vai além das áreas periféricas do Rio de Janeiro e avança sobre todo o estado e o país.

Segue a série no Le Monde: 

Não há nenhum poder paralelo na milícia: 

https://diplomatique.org.br/nao-ha-nenhum-poder-paralelo-na-milicia/

Militarização das favelas e ascensão das milícias: 

https://diplomatique.org.br/militarizacao-das-favelas-e-ascensao-das-milicias/

Caso Marielle e a militarização do Brasil como politica de Estado: 

https://diplomatique.org.br/caso-marielle-a-milicializacao-do-brasil-como-politica-de-estado/

compartilhe esse post

Gizele Martins

Jornalista, escritora e comunicadora

Gizele Martins é jornalista formada pela PUC-Rio, mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ, doutoranda em Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ, integrante do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ). 

leia também

Timbau-foto-Raysa

Mudanças climáticas: assim as favelas se preparam

Vítimas maiores do aquecimento global, as comunidades vão à luta. Multiplicam-se hortas comunitárias, cooperativas de reciclagem, aplicativos de alertas contra desastre e cinemas a céu aberto. Vale conhecê-los e perceber: falta, agora, a ação do Estado
1091736-ferfraz_abr_20170922_160815_1

Série de artigos: Rio em rota de colisão

A Fundação Rosa Luxemburgo convidou pesquisadores e escritores para participarem da série: Rio em rota de colisão. São três artigos argumentativos e investigativos sobre a temática
Screenshot

Rumba Gabriel: jornalista, compositor e morador do Jacarezinho

Leia essa entrevista com Antônio Carlos Ferreira Gabriel, o nosso querido Rumba Gabriel. Ele fala um pouco sobre o Jacarezinho, a favela mais negra do Rio de Janeiro.